Entrou no imóvel? Veja aqui 5 dicas que podem te salvar de algumas encrencas!

A gente sabe que a busca de um cantinho pra chamar de “seu” não é moleza. Às vezes a gente dá até uma sorte e descola um apê super rápido. Mas isso não quer dizer que tudo seja um sonho. Alugar um imóvel é coisa séria, de gente grande, tanto que tem contrato, vistoria e por aí vai…

Então anota, faz um print, salva o link, cria um lembrete, mas não deixe de ler – e principalmente de fazer – essas 5 coisinhas úteis pra caramba, que se não forem observadas podem se tornar uma baita dor de cabeça. 

Já demos algumas dicas para fazer a vistoria na hora de alugar um imóvel. Essas dicas aqui também podem te ajudar na sua locação.

1. Vistoria do imóvel – a melhor amiga da locação

O laudo de vistoria inicial, ou termo de vistoria, que é integrante do contrato de locação, é indispensável para proteção das duas partes, pois descreve com detalhes (ou deveria) o estado atual do imóvel. O ponto de atenção é que nem sempre o inquilino acompanha essa vistoria. O laudo às vezes é encaminhado e o locatário terá um prazo para realizar o contralaudo, com eventuais ressalvas. Cá pra nós, quem vai alugar um imóvel quer mais é bater a porta e dizer “enfim sós”, ou só se jogar no sofá. É que mora o perigo, literalmente.

Nem sempre a descrição dos itens é completa. Caso o inquilino não preste atenção, pode deixar de relatar algo simplesmente por não estar relacionado. Então confira e ajude também com informações que podem ter passado despercebidas e não deixe de fazer o contralaudo. O ideal é que tudo mesmo seja detalhado. Por exemplo, se tem armário embutido, tem que constar as condições de uso e conservação. Fotos? Super vale! E o recomendado é que estejam anexas ao laudo, pois assim as duas partes assinam. Alguns locadores já estão utilizando fotos e só há benefício, para as duas partes.

2. Defeitos ou vícios do imóvel – Você chegou depois, mas se viu, tem que falar.

Entende-se como defeito tudo o que afeta a segurança e saúde do inquilino e como vício, algo que torne o imóvel impróprio pra uso. A questão é que nem sempre esses vícios ou defeitos estão visíveis e durante a utilização do imóvel eles podem aparecer. Então, se desconfiar de algo, peça ajuda a um profissional ou pergunte ao porteiro se sabe de alguma coisa. O importante é que se for detectado a existência de algum, seja relatado e registrado junto ao locador. Isso vai te poupar de qualquer chateaçãozinha futura. 

3. Pintura NOVA Parece simples, mas não é.

O ideal é especificar no laudo qual a marca da tinta e a cor, mesmo até quando não constar “pintura NOVA”. Isso será fundamental se você precisar dar uma demão durante o seu uso e principalmente na hora de devolver o imóvel. Mas lembre-se, para constar “pintura nova” somente se tiver “cheirando a tinta”… rsrs… Se já for usada, faça a ressalva de que não é nova e sim em bom estado, por exemplo. Você deverá devolver o imóvel na mesma cor que pegou, a não ser que o proprietário autorize a mudança.

Nesses anos de experiência já vi inquilino entregando imóvel pintado de preto e roxo. Já vi inquilino comprando a tinta descrita no laudo, e depois de mandar pintar ver que não era a cor que estava originalmente. Então, atenção.

4. Verifique todas as funcionalidades do imóvelAlgumas coisas você só fica sabendo morando.

Fique atento aos itens funcionais do imóvel, como por exemplo torneiras, descargas, itens de inox fixados, portas de armários, gavetas, fechaduras, maçanetas, persianas e relate. A gente sabe que dá um trabalhinho, mas acredite, isso é extremamente importante para que a locação ocorra de forma tranquila e justa para todas as partes.

5. Troque o segredo das fechaduras – você não quer outra pessoa tendo a chave da sua casa.

Muitos seguros têm como benefício alguns serviços ao imóvel, mesmo não sendo o seguro fiança, a grande maioria dos seguros de automóvel e também dos seguros residenciais possuem uma série de serviços em que a mão de obra é gratuita. Se tiver a assistência para chaveiro será uma mão na roda, pra simplesmente trocar o segredo das fechaduras ou mesmo pra quando você perder as chaves, ou ficar trancado dentro ou fora de casa. Mas mesmo que você não tenha seguro algum, vale esse cuidado. Essa é uma dica de segurança mesmo. Porque você não sabe se o antigo inquilino tinha por hábito deixar as chaves com outras pessoas, por exemplo.

Resumindo: a dica master que tenho, para o momento de alugar um imóvel, é que qualquer coisa mesmo você informe ao proprietário ou administrador do imóvel e, mesmo que tenha sido autorizado fazer algum tipo de reparo ou manutenção, não esqueça de guardar as notas e recibos. Você vai perder um tempinho, mas ganha muito em tranquilidade, principalmente na hora da devolução do imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *