Você sabe por que dia 27 de agosto é o dia do Corretor de Imóveis?

Hoje, 27 de agosto, comemoramos o dia do Corretor de Imóveis. Você muito provavelmente conhece vários corretores. Talvez até seja um. Mas você conhece a história dos corretores de imóveis no Brasil? Sabe por que comemoramos o dia do Corretor de Imóveis hoje?

Imóveis para realeza

A Família Real portuguesa chegou no Brasil em 1808. Com isso houve uma demanda por residências. Os empregados do Príncipe Regente saíram pelas ruas pintando PR nos imóveis que deveriam ser entregues a realeza. Alguns brasileiros não concordaram. Houve uma grande revolta popular. Um grupo vindo de Portugal que também não concordava com a medida resolveu pagar uma indenização aos moradores. Em muitos casos era preciso uma negociação.

O primeiro corretor

Assim surge Antônio Armando Mariano de Arantes Costa para intermediar essas negociações. Podemos considera-lo o primeiro Corretor de Imóveis do Brasil. O número de portugueses chegando ao país aumentou e com isso cresceu também a procura por imóveis. Alguns comerciantes passaram a fazer essas intermediações e indicar imóveis. Logo eles começaram a ter uma renda extra vindo dessas negociações.

O Agente de Negócios Imobiliários

Dia do Corretor de Imóveis - Primeiro anúncioEsses comerciantes eram conhecidos como Agentes de Negócios Imobiliários. Com o passar do tempo eles foram se profissionalizando. Começaram a fazer anúncios dos imóveis disponíveis. No jornal O Diário do Rio de Janeiro, na publicação de 4 de junho de 1821, temos o primeiro registro de um anúncio de imóvel em jornal.

O dia 27 de agosto – Dia do corretor de imóveis

No final do século XIX e no início do século XX, muitos imigrantes vieram para o Brasil. Com isso houve novamente uma alta na procura por imóveis.  Nessa época ocorreu um forte crescimento no número de Corretores de Imóveis. Entretanto só em 27 de agosto de 1962 foi aprovada a lei nº 4.116 que regularizava a profissão. Para homenagear a lei, comemoramos hoje o dia do Corretor de Imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *