O perfil das residências brasileiras

Como vivem os brasileiros? Qual o percentual da população que reside em imóvel próprio e quantos vivem como inquilinos? Nesta postagem vamos mostrar alguns números que demonstram este cenário. Os dados que são do IBGE e compara 2016 com 2017, mostra o crescimento do número de imóveis cedidos. O número de imóveis alugados também cresceu cerca de 1,6%.

Imóveis cedidos

O número de pessoas residindo em imóveis cedidos cresceu cerca de 7% na última pesquisa divulgada pelo IBGE. Na região sudeste este crescimento foi ainda maior, cerca de 13%.

Imóveis cedidos são aqueles em que o proprietário empresta o imóvel para alguém. Essa pessoa que o ocupa não paga aluguel, mas pode, ou não, arcar com as taxas, como água, luz e telefone.

Os pesquisadores do IBGE não perguntaram sobre quanto tempo a pessoa estava residindo na casa ou por qual motivo o imóvel está cedido. Entretanto, acredita-se que a crise que o país enfrentou em 2016 e 2017 é a maior motivadora dessa condição. Com a renda e o poder aquisitivo menor, as pessoas buscam soluções para economizar. Morar em um imóvel emprestado é uma delas.

Imóveis alugados

Já os imóveis alugados tiveram um aumento de 1,6%. Isso representa 188 mil novas casas alugadas. São mais de 12 milhões de domicílios nessa situação no país. Apesar do aumento os imóveis alugados ainda ficam na segunda colocação entre as Categorias de Moradias do Brasil. Perdendo para os imóveis próprios e já quitados.

Imóveis próprios

Houve uma queda de 4,5% no número de domicílios onde o proprietário reside, mas ainda está pagando o imóvel. Isso pode ser reflexo também da crise. Visto que essa queda pode ser por que os proprietários terminaram de pagar seus imóveis e outros não se aventuraram em comprar novos ou por que os proprietários não conseguiram quitar seus imóveis e se desfizeram deles.

Situação dos imóveis no Brasil

O número totais de imóveis no Brasil cresceu. Entre 2016 e 2017 chegamos a aproximadamente 70 milhões de imóveis no país. Dos quais:

  • 67,8% eram próprios e já quitados (47.366.000);
  • 17,6% eram alugados (12.277.000);
  • 8,7% eram cedidos (6.058.000);
  • 5,6% eram próprios, mas ainda estavam sendo pagos (3.927.000);
  • 0,2% eram invadidos (145.000).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *