Locação em debate: do Seguro Fiança grátis à carência nos primeiros aluguéis

No dia 17/05/2018, aconteceu outra edição do Locação em debate. Evento organizado pelo Secovi Rio. Criado com o intuito de reunir interessados no mercado de locação para discutir as tendências do setor. Nessa edição o debate foi sobre as alternativas para voltar a atrair os inquilinos nesse momento em que os consumidores tentam reencontrar o equilíbrio financeiro.

Fipezap locação vs IPCA

No início foram apresentados para debate alguns números do mercado imobiliário, como: a evolução do valor do m² da locação, do m² para venda, da inflação e do número de novos imóveis ofertados para locação (oriundos dos estoques encalhados do setor de vendas). Os números serviram para elucidar o comportamento do mercado nos últimos anos.

Na sequência foi discutida a jornada do inquilino no processo de locação de um imóvel. Neste momento foi demonstrado o quanto a internet e a automação dos processos pode – e deve – fazer parte desta jornada.

O debate tratou de todos os pontos do caminho percorrido pelo inquilino. Desde o momento que ele lê a descrição do imóvel, passando pela garantia da locação e pela assinatura do contrato.

Um ponto simples, mas muito sensível e que precisa de atenção especial, é a facilidade no agendamento da visita. Uma das dicas sugeridas foi dar a possibilidade do inquilino agendar a visita online. Sem a necessidade de telefonar para a imobiliária para realizar essa tarefa.

Além disso, a pessoa que vai mostrar o imóvel precisa estar razoavelmente treinada para “vender” aquela locação, mostrando todas as informações relevantes do imóvel. Ah, e chegar um pouco antes para preparar o imóvel para quando o inquilino chegar, também é uma boa ideia. Afinal de contas, a primeira impressão é a que fica.

Sonhando com a casa nova

Das estratégias para fomentar a locação, foram debatidos os tipos de carências nos aluguéis – e qual o limite saudável desta estratégia, passando pela caução em dinheiro como garantia – e a limitação de cobertura que representa, a locação sem garantia – e o “custo” da liminar de despejo, até o oferecimento do seguro fiança grátis para o inquilino – e como essa conta fecha.

Ao final do debate sobre estas estratégias, parte significativa dos presentes concluíram que os benefícios de incluir um seguro fiança com preço justo nas despesas a serem quitadas pelo proprietário com o valor do aluguel (e não cobrada dos inquilinos à parte), é a que, de longe, oferece mais segurança ao proprietário e garante atratividade para o inquilino.

Antes do término do evento, contamos com a presença da promotora do Porto Seguro Aluguel, Nona Figueiredo, que tirou as dúvidas dos que estavam presentes no auditório do Secovi Rio.

Foi no Locação em Debate: do Seguro Fiança grátis à carência nos primeiros aluguéis? Comente o que achou do evento. Caso você não tenha ido, não deixe de comparecer nos próximos eventos. Fique ligado aqui no Fiança Certa Blog para não perder nenhuma novidade sobre o mercado de locação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *