Fugindo da crise: Fiança Grátis ou Carência nos Aluguéis?

Já falamos aqui no Fiança Certa Blog sobre a grande disponibilidade de imóveis vazios para locação. No início desta semana o jornal O Globo mais uma vez chamou a atenção para este cenário, apresentando algumas práticas para viabilizar a locação, como o Seguro Fiança Grátis e a carência nos aluguéis, e principalmente cessar as despesas que um imóvel vazio costuma gerar para os proprietários (condomínio, IPTU, entre outras…).

Carência nos aluguéis

Como no exemplo citado na matéria do O Globo, a ideia de oferecer 3 meses de carência no pagamento dos primeiros aluguéis é sem dúvida uma vantagem para o inquilino, mas não garante ao proprietário o recebimento dos meses seguintes.

Seguro Fiança Grátis

Por isso, uma alternativa também abordada – e que já faz parte da realidade de alguns proprietários e administradoras – é o Seguro Fiança Grátis para o inquilino. Este conceito vem ganhando cada vez mais espaço por facilitar a vida do inquilino e também proporcionar mais segurança ao proprietário, que para isso oferece o aluguel já com o valor do seguro incluído.

Mas, como fazer essa conta fechar sem impactar o valor do aluguel e nem a renda do proprietário? 

Uma opção utilizada com sucesso é garantir as coberturas essenciais da locação: aluguel, condomínio e IPTU, o que costuma custar por ano bem menos que 1 vez o valor mensal da locação (veja aqui no nosso simulador). Coberturas adicionais também podem ser contratadas, embora representem um custo adicional ao seguro.

Um dos pontos ressaltados na reportagem é justamente a importância da manutenção do inquilino bom pagador, o que vem sendo praticado também nas renovações das apólices de seguro fiança. Em alguns casos os proprietários vêm reduzindo a exigência das coberturas adicionais, que encarecem o seguro, priorizando a manutenção das garantias essenciais de aluguel, condomínio e IPTU.

Bons inquilinos

Além de manter bons inquilinos, é preciso atrair bons”novos”. É neste sentido que a estratégia do Seguro Fiança Grátis oferece vantagens imbatíveis em um momento de instabilidade econômica: torna a locação mais atrativa para o inquilino, o recebimento do aluguel mais garantido para o proprietário, e a gestão mais eficiente para o administrador do imóvel

Num cenário mais competitivo é preciso avaliar bem as alternativas disponíveis para tornar a sua locação mais atrativa. Lembre-se: Pior do que um imóvel vazio é um imóvel ocupado sem recebimento.

O mercado está aberto! Avalie, negocie e escolha a melhor estratégia para viabilizar a locação do seu imóvel com segurança.

Você pode ler a matéria completa do O Globo clicando aqui.

Mary Fernandes Marcus Antonius.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *