Seguro Fiança sem “mimimi”.

O seguro fiança ou seguro aluguel sempre foi um seguro assim meio Frankenstein, porque quem paga, na maioria das vezes, é o inquilino, que é o garantido, pois é para ele que a seguradora prestou a fiança, mas o real segurado é o proprietário, porque é ele quem será ressarcido em caso de inadimplência do inquilino.

Confuso?

Calma que ainda tem mais, pois muitas vezes a locação é administrada por uma imobiliária ou um corretor de imóveis, quem operacionaliza o seguro é um corretor de seguros, e quem segura o risco é a seguradora. Se quiser entender mais sobre quem é quem leia aqui o nosso post.

Fazendo uma analogia rápida, no seguro do seu carro você paga para proteger o carro que é seu e que você é o usuário, certo? E se você deixar de pagar o seguro é você mesmo quem sai prejudicado no caso de uma eventualidade. No seguro fiança o dono do “carro” aluga o “carro” pra você, mas nem por isso vai te deixar escolher onde fazer o seguro, ou se vai fazer o seguro ou não. Você deixaria?

O Seguro Fiança é um monstro?

A verdade é que o seguro fiança virou um monstro na cabeça de muita gente, muito por conta da forma como ele começou – ou não – a ser vendido. Porque na real mesmo o seguro fiança não era muito explicado ou negociado com o inquilino. 

Veja bem, o proprietário não é nenhum desalmado por querer se proteger melhor das possíveis encrencas que uma inadimplência pode lhe causar. Ele também tem contas pra pagar, muitos inclusive têm o aluguel como única fonte de renda.

Sem mocinho e sem vilão

Então, nessa história não tem mocinho nem vilão, mas sim partes interessadas que precisam entender melhor para fazer do seguro fiança um bom negócio pra todas as partes. Ou seja, nem o proprietário precisa ficar sem a renda dele mensal, que é o que acontece na maioria das vezes em caso de inadimplência nas outras garantias, e nem o inquilino precisa necessariamente pagar por um seguro caríssimo, com coberturas acessórias que na maioria dos casos nem são utilizadas. 

E é por isso que o Fiança Certa tá aqui! Pra te ajudar a entender melhor como o seguro fiança pode ser bacana, pra todo mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *