5 dicas para locações de salas comerciais

Seja para iniciar um empreendimento novo, para expandir o negócio ou simplesmente mudar de localidade, escolher a sala comercial para uma empresa não é tarefa simples. Você precisa pensar nos seus clientes, nos seus colaboradores, além de analisar o orçamento e as condições dos contratos. Nós passamos por isso há pouco tempo e vamos dar umas dicas para locação de salas comerciais que podem facilitar esse processo.

Já demos dicas para quem está passando por mudanças em casa também.
1 – Necessidade

Antes de começar a pesquisar as salas comerciais que deseja alugar, você precisa avaliar suas necessidades operacionais. Número de colaboradores, de pontos de trabalho, se vai receber clientes no local, e outras necessidades que seu ramo de negócio exige.

Outro ponto importante, é deixar espaço para a expansão do seu negócio. Entretanto, é preciso ser realista. Não adianta alugar um imóvel gigante, com um alto valor de aluguel, pensando na expansão de seu negócio e não pensar no quanto seu negócio vai de fato expandir no tempo de duração do contrato.

2 – Localização

Na hora de escolher a localização de sua sala é preciso pensar na facilidade de acesso para seus clientes e também dos seus colaboradores. É interessante pesquisar se a localidade é próxima dos principais clientes ou dos meios de transporte mais utilizados por seus colaboradores. Mas é preciso verificar se o local não está saturado, algumas vezes áreas menos exploradas podem representar mais qualidade de vida.

3 – Investimento

Um novo espaço para a empresa pode trazer novos clientes e fazer com que os colaboradores trabalhem melhor. Precisa ser um investimento e não um custo. Por isso pense em ambientes mais confortáveis para os clientes e também para os colaboradores, trazendo mais receita, satisfação e produtividade. Afinal, para ser investimento é preciso que haja retorno. Então, planeje e gaste dentro um orçamento com retorno previsível.

4 – Pesquisa

Para achar um local perfeito, para clientes e colaboradores, e que se encaixe no orçamento da empresa é preciso pesquisar muito. Não será fácil, mas a internet está aí para nos ajudar nessas horas. Entre nos principais portais de locação de imóveis e vasculhe até as últimas páginas. Certifique-se de que não deixou passar nada.

Com bastante dados em mãos, fica mais fácil negociar descontos e melhores condições de aluguel. Saiba a situação do mercado e região. Média do valor do aluguel, garantias utilizadas e rotatividade das locações são alguns pontos importantes.

5 – Contrato

Para quem está começando uma empresa, fique atento ao prazo do contrato de locação. Nem longo demais e com altas multas rescisórias, pois o sucesso do negócio ainda será testado. Nem curto demais, para que todo o investimento inicial feito no local não vá por água abaixo se o imóvel for pedido pelo proprietário.

Para quem já tem uma empresa consolidada no mercado pode ser mais interessante fazer um contrato de longo prazo. É mais difícil uma empresa com anos de funcionamento e clientes já fidelizados fechar as portas da noite para o dia. Então, fazer um contrato de longo prazo e negociar descontos pode ser uma boa opção.

Vocês estão pensando em mudar de sala? Essas dicas para locação de salas comerciais te ajudaram? Conta pra gente! Acompanhe essa e muitas outras dicas na nossa fan-page Fiança Certa.

Wendell Caldas :