Assinatura digital na locação de imóveis: como agilizar a assinatura do contrato

Alugar um imóvel novo é ótimo, né? Aquela sensação de renovação, de estar em um lugar novo, de começar uma nova fase na vida, de virar uma página velha… Mas assinar o contrato pode ser um pesadelo para todas as partes envolvidas no processo. A assinatura digital na locação de imóveis pode ser a solução para esse pesadelo.

Todos nós temos uma vida muito corrida. As vezes, não temos tempo nem para as tarefas comuns do dia a dia. Quando foi a última vez que você parou para limpar a calha da sua casa ou arrumar aquele quartinho cheio de inutilidades? Se não temos tempo nem pra isso, imagina como é difícil ter tempo para assinar um contrato de locação…

O modo tradicional de assinatura de contrato exige que a pessoa que vai alugar o imóvel e o(a) proprietário(a) vá até a imobiliária. Todo esse processo leva até 7 dias, em média, ou mais.

Esse transtorno para assinar um contrato pode ser evitado com a assinatura digital na locação de imóveis. Assim ninguém precisa alterar sua rotina diária para assinar. O contrato pode ser assinado em casa, no trabalho, no transporte ou em qualquer lugar onde a pessoa envolvida esteja. Com esse novo recurso o tempo para a assinatura do contrato de locação diminui para algumas horas.

Pode ficar tranquilo! A assinatura digital na locação de imóveis é legal e totalmente válida juridicamente. A medida provisória N° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001 regulamenta esse tipo de contrato.

Algumas grandes imobiliárias já trabalham com esse tipo de assinatura. Está faltando o que para você adotar a assinatura digital na locação de imóveis?

Não é mais futuro. Já é presente! Esse é o terceiro post da série “Tecnologia no mercado imobiliário” que aborda as tecnologias e soluções que estão sendo aplicadas no Brasil e no mundo para melhorar o setor imobiliário. O primeiro post foi sobre Realidade Virtual e o segundo sobre QR Codes.

Não perca toda sexta-feira um novo post sobre tecnologia no mercado imobiliário aqui no Blog do Fiança Certa. Fique ligado na “Tecnologia no mercado imobiliário”.

Wendell Caldas :