Imóvel vazio há muito tempo? Estas dicas podem te ajudar!

Não precisamos nem de estatísticas do setor para constatar que há muito imóvel vazio, logo, a oferta de imóveis para locação está bem alta, basta contarmos as placas de “aluga-se” no caminho pra casa ou então fazer uma rápida busca nos portais especializados na internet.

No post A primeira impressão é a que fica” publicado aqui no FIANÇA CERTA Blog, demos algumas dicas do para você melhorar a experiência do futuro inquilino na hora da visitação ao imóvel vazio.

Este cenário afeta principalmente aos proprietários, que só acumulam despesas com os imóveis vazios e também às Administradoras, que deixam de ganhar a sua taxa de administração.

O diferencial do imóvel tem ficado por conta de seu estado e das condições da locação, que acabam sendo um critério de desempate para quem está procurando. Os imóveis que estão em piores condições acabam ficando muito mais tempo na “prateleira”, mesmo com a concessão de descontos. Saem na frente os imóveis que são mais novos ou foram reformados recentemente.

Pequenas reformas

Para o proprietário que já está tendo as despesas de um imóvel vazio fica complicado investir em grandes reformas sem ter a perspectiva de um retorno a curto prazo. Mas pequenas reformas podem (e muito!) fazer a diferença. Uma boa pintura, um piso mais novo ou reformado, itens funcionais como armários, boa iluminação e um acabamento mais caprichado, acabam sendo decisivos na escolha dos futuros inquilinos.

Se você é proprietário pense nisso, um pequeno investimento pode evitar um grande prejuízo. E se você for o administrador, já pensou em fazer um listinha atualizada para o proprietário dos itens que precisam de um up no imóvel?

Garantia para locação

Outra dica importante é a garantia para locação de imóvel que é pedida. Entender as vantagens e desvantagens de cada garantia é primordial no cenário atual.  Muitos locadores estão aceitando negociar, mas este é um ponto de atenção, pois o que parece ser uma vantagem no início pode se tornar um problema.

O depósito de 3 vezes o valor do aluguel é uma garantia frágil, porém voltou a ser amplamente utilizada e na prática pode não ser tão vantajosa nem para o inquilino. Além de ter que antecipar este valor no início da locação, no caso de uma eventual perda de renda, o inquilino que já está em dificuldades financeiras não verá esse dinheiro de volta. E ainda a garantia para o proprietário se extinguirá em 3 meses.

Se a locação tivesse sido feita, por exemplo, com um seguro aluguel, garantindo as coberturas essenciais de aluguel, condomínio e IPTU – com um custo geralmente inferior a 1 boleto de aluguel por ano – o que aconteceria é que o proprietário teria garantida a renda dele mensalmente, e o inquilino ainda teria como negociar o parcelamento dos atrasados com a seguradora.

Anuncio de imóvel

Ah! como estão sendo feitos os anúncios do seu imóvel? Não é raro encontrar anúncios com fotos de lado, com baixa resolução, que não mostram todos os cômodos, com pouca descrição ou aquelas muito genéricas e ainda sem boa navegação no celular. Esta não é uma boa estratégia e acaba por desperdiçar o tempo de quem está alugando e de quem quer alugar. E o tempo para os locadores, mais do que nunca, é dinheiro… ou a falta dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *